Next: O arquivo log Up: Introdução ao Lilypond Previous: Informações básicas

Como rodar o Lilypond no Windows

Em primeiro lugar, instale o programa :). Depois abra o bloco de notas, escreva o código tal como está escrito no Ex. 1, e salve o arquivo com um nome qualquer com a extensão .ly (exemplo, escala.ly). O resultado seria um arquivo representado por uma colcheia preta, tal como a figura 1. Mas pode ser que o resultado seja um arquivo .txt, fácil de identificar pelo ícone que o representa, figura 2. Se este for o seu caso (fig. 02), você precisará modificar uma opção padrão do Windows. Nada muito difícil. Primeiro, abra o Windows Explorer. Acesse através do menu `Ferramentas' - `Opções de pasta'. Clique na aba `Modos de exibição', e na janela de `Configurações avançadas' desmarque a opção `Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos'. Clique ok para fechar a janela, e pronto.

Uma informação importante é que, ao mudar a extensão de um arquivo, você estará mudando o tipo de associação arquivo-programa. Ou seja, um arquivo com a extensão .txt abre no Bloco de Notas. Um arquivo com a extensão .doc irá abrir no Microsoft Word. Um arquivo .odt irá abrir com o BrOffice. E um arquivo .ly está associado com o programa Lilypond.

Se você efetuou as alterações necessárias, a partir de agora você estará apto a visualizar o nome do arquivo e sua extensão. Clique no arquivo `escala.ly.txt', aperte F2 (ou clique com o botão da direita e selecione `renomear') e apague a extensão .txt, deixando somente o nome `escala.ly'. Aperte Enter. Se você fez tudo certo, o ícone do Bloco de Nota deixará de existir e em seu lugar aparecerá o ícone do Lilypond.


Fig. 01 - Ícone do Lilypond

Fig. 02 - Ícone do Bloco de Notas

Uma vez criado o arquivo Lilypond, basta clicar duas vezes sobre o ícone que uma janela preta irá aparecer. Isso significa que o Lilypond está compilando o código e transformando-o em uma partitura. A depender do tamanho de seu arquivo e da velocidade de processamento do seu computador, o processo pode ser muito rápido ou um pouco demorado. Terminado esse processo de compilação, você terá quatro arquivos, o original `escala.ly', e três novos: `escala.log', `escala.ps' e `escala.pdf'.



Subsections
Next: O arquivo log Up: Introdução ao Lilypond Previous: Informações básicas
Hugo Ribeiro 2007-09-07